Novo Site de Indicadores da Divisão de Conformidade (DC) disponibiliza dados importantes em Solicitações de Processos de Avaliação de Conformidade (AC) e Desenvolvimento de Normas, recebidos pela Divisão através de Empresas Requerentes e do DECEA, assim como do atendimento do ICEA, através da DC, ao próprio DECEA, nas publicações de Bases de Requisitos de Avaliação da Conformidade Mínimas (BRAC-M).
O site mais recente da página da DC, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), disponibiliza dados sobre solicitações dos tipos de Processos de AC e do apoio no desenvolvimento de normas e fornece insights valiosos que são indispensáveis para tomada de decisões estratégicas na gestão dos Processos de AC no âmbito do SISCEAB.
A tendência predominante mostrou que a maioria dos Processos de AC foi na modalidade "PCEA Legados", que atingiu o impressionante número de 114 Configurações Bases numeradas e publicadas. Porém, findo o prazo para esta modalidade de processo, de acordo com normas vigentes, o tipo de Processo "Aceitação" de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA) efetivamente avaliados, apareceu com 3 solicitações no ano de 2023. Referente ao período de 2014 a 2023, o tipo "Aprovação" está com 14 solicitações, "Certificação" com 2 solicitações, "Validação" com 4 solicitações e "Outros", referente ao apoio da DC no projeto do Link BR-2, com uma solicitação.
O Major Eng PEIXOTO, Adjunto à Chefia da Divisão de Conformidade, destaca que os dados de atendimento revelaram uma taxa de sucesso de 100% em processos concluídos com êxito no tipo "Aceitação" e um desempenho impressionante na categoria "PCEA Legados", onde todos os 114 processos foram concluídos com sucesso. Essas estatísticas destacam áreas onde as práticas eficazes podem ser replicadas e aplicadas em outras categorias para melhorar as taxas de sucesso.
No que diz respeito aos atendimentos em andamento, "Aceitação", "Validação" e "Outros", possuem um atendimento cada.
A análise também abordou o desenvolvimento de normas, revelando que cada categoria, incluindo "Qualidade e Segurança", "Aceitação", "Aprovação", "Validação", "Credenciamento de Laboratórios" e "Habilitação de Profissionais em AC", apresenta uma norma publicada. Isso enfatiza o compromisso contínuo com a padronização e a excelência em todas as áreas.
No que se refere ao apoio na produção de BRAC-M, "Auxílio à Navegação" e "Telecomunicações" surgem como líderes, com duas solicitações cada. A atenção a estas áreas demonstra a importância de manter o foco em setores críticos, ao mesmo tempo em que se equilibram as necessidades de outros setores.
O fato de todas as solicitações em "Auxílio à Navegação", "Auxílio Visual" e "Sistemas de Vigilância" já terem sido publicadas reforça o compromisso com a eficiência e a melhoria contínua dos processos vinculados diretamente à área operacional.
Além dos gráficos, o site disponibiliza uma tabela com o detalhamento e links de processos, normas e requisitos.
Conforme enfatizou o Major Esp Com MARCELO, Chefe da Divisão de Conformidade do ICEA,, a análise e a interpretação desses dados são passos vitais na garantia de que estamos progredindo de maneira eficiente e eficaz em nossa missão. Continuaremos a monitorar essas estatísticas de perto e a utilizar os aprendizados e índices adquiridos para apoiar nossas futuras decisões e estratégias na área de Avaliação da Conformidade no Âmbito do SISCEAB.
Texto: Divisão de Conformidade