Testes do Sistema de Atividades de Avaliação da Conformidade Conformidade

Publicado por: lacerdarllal |  3 de Outubro de 2023 às 12:04

O Subdepartamento Técnico (SDTE) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, de 21 a 24 de agosto, uma reunião de testes para aceitação da primeira versão do Sistema de Gestão das Atividades de Avaliação da Conformidade (SISGAAC), referente ao módulo do Processo de Avaliação da Conformidade (PAC).

O SISGAAC será a principal ferramenta de gerenciamento do PAC de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA), que propiciará a interação entre seus usuários, neles incluídas as empresas requerentes e as organizações subordinadas ao DECEA.

“Espera-se que a ferramenta confira às atividades por ela apoiadas, os aspectos necessários de transparência e celeridade na entrega de seus produtos”, relatou o chefe da Assessoria de Gestão de Atividades de Avaliação da Conformidade (ASGAAC), Coronel R1 Cláudio Luiz Rocha Carneiro.

Participaram da reunião representantes do SDTE, do Subdepartamento de Operações (SDOP), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), além de consultores da Fundação de Serviços de Defesa e Tecnologias de Processos (FSDTP).

A gestão do Serviço de Avaliação da Conformidade é de responsabilidade do SDTE e consiste em certificar os produtos de interesse do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para aplicação no controle do espaço aéreo. “Busca evidenciar o cumprimento de requisitos estabelecidos, com vistas à garantia da qualidade dos serviços prestados e à manutenção da segurança operacional no controle do espaço aéreo brasileiro”, pontuou o Coronel Cláudio.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Major Aviador Lopes

Acesso Rápido

ICEA - Avaliação da Conformidade

Canais de Comunicação