FONTE DE DADOS | QTD DE AD | DESCRIÇÃO DA BASE | CORRESPONDÊNCIA COM INDICADORES |
---|---|---|---|
BDC | 51 | Banco de dados Climatológicos que apresenta dados de estações meteorológicas de superfície e altitude, operadas no âmbito do SISCEAB. | Visibilidade e teto nos aeródromos |
BIMTRA | 186 | Dados de movimento de solo, pouso e decolagem, compreendendo as fases de Take-Off, Landing, entre outros. | KPI 02, KPI 08 e KPI 13 |
CGNA | N/A | Previsão de demanda, capacidade de pista dos principais aeroportos e dos setores do espaço aéreo. | KPI 06 e KPI 09 |
FLIGHT RADAR 24 | N/A | Serviço global de rastreamento de voos que fornece informações em tempo real sobre milhares de aeronaves em todo o mundo. | KPI 05, KPI 17, KPI 18 e KPI 19 |
ODIN | N/A | Esperas em voo e ocupação do espaço aéreo (uso da capacidade ATC). | Outras informações |
PCICEA | N/A | Dados de síntese radar dos sistemas de vigilância do DECEA. | KPI 08 |
SAGITARIO | N/A | Sistema de tratamento de visualização dos dados radar. | IDBR 06 |
SETA | N/A | Dados de movimento em espaço aéreo. | Movimentos |
SGPO | N/A | Dados de efetivo de ATCO (incluindo Aeronáutica, Marinha, Exército e Infraero), nível de inglês, setor de trabalho, entre outros. | Efetivo de ATCO |
SIGMA | N/A | Sistema de gestão de movimentos aéreos que permite a análise das demandas para o gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo. | KPI 04 |
SIATFM | N/A | Medidas ATFM. Ocorrências com informações de abertura de setores (SOT). | Outras informações |
SIGAVSEC | N/A | Dados repostados nos relatórios de prevenção AVSEC. | Indicadores AVSEC |
SIGCEA | Todos | Dados de incidentes, incursões em pista e avisos de resolução. | Indicadores Safety |
SIROS/VRA | Todos | Dados de aeroportos que possuem operação da aviação comercial, VRA publicados dos voos realizados. | KPI 01, KPI 02, KPI 13, KPI 14 e KPI 15 |
TATIC FLOW | 63 | Movimentos de solo, pouso e decolagem, compreendendo fases de Pushback, Taxi-Out, Take-Off, Landing, Taxi-In, e outras. | KPI 01, KPI 10 e KPI 14 |
1 INTRODUÇÃO
1.1 GESTÃO POR PERFORMANCE
A Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), agência especializada das Nações Unidas desde 1944, tem como missão garantir o crescimento seguro e ordenado da aviação civil global. Para isso, promove o desenvolvimento de princípios e técnicas para a navegação aérea internacional, incentivando a adoção de boas práticas e a evolução do transporte aéreo.
Entre suas diretrizes, a OACI destaca a gestão por performance, incentivando Estados e organizações a utilizarem Indicadores-Chave de Performance (KPIs – Key Performance Indicators) para monitorar, comparar e aprimorar a eficiência do sistema de navegação aérea. O uso sistemático desses indicadores permite a priorização de investimentos, a identificação de tendências e a otimização contínua do desempenho operacional.
No Brasil, a Comissão de Performance ATM (CP-ATM) desempenha um papel central na implementação dessa abordagem dentro do Plano de Performance ATM do DECEA. Suas principais atividades incluem a definição de KPIs, a realização de análises pós-operação e a disponibilização de produtos para o monitoramento da performance do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Esse trabalho contribui diretamente para o aprimoramento da gestão do espaço aéreo nacional, alinhando-se às melhores práticas internacionais.
1.3 ABRANGÊNCIA TEMÁTICA
Este relatório foca em um subconjunto das Áreas de Performance (KPAs) do GANP, conforme indicado na Figura fig-sumario-ambicoes, seguindo as diretrizes do Plano de Performance ATM do DECEA (PCA 100-3/2024). Abaixo é detalhado os indicadores utilizados para análises comparativas entre órgãos ATS e prestadores de serviços de navegação aérea (PSNA), destacando particularidades, semelhanças e diferenças que possam contribuir para a otimização da performance no SISCEAB.
Além dos indicadores analisados, são apresentados projetos estratégicos relacionados ao ATM, cujos impactos são relevantes para a melhoria do desempenho operacional e a evolução do sistema como um todo.
1.3.1 KPA - ÁREAS DE PERFORMANCE
- PREVISIBILIDADE
- KPI 01 - Pontualidade de Partida
- KPI 14 - Pontualidade de Chegada
- KPI 15 - Variabilidade de Tempo de Voo
- EFICIÊNCIA
- KPI 02 - Tempo Adicional de Taxi-Out
- KPI 04 - Extensão em Rota de Plano de Voo
- KPI 05 - Extensão Real da Rota
- KPI 08 - Tempo Adicional em TMA
- KPI 13 - Tempo Adicional de Taxi-In
- KPI 17 - Nivelamento em subida
- KPI 18 - Nível limite durante o cruzeiro
- KPI 19 - Nivelamento em descida
- CAPACIDADE
- KPI 06 - Capacidade de Espaço Aéreo
- KPI 09 - Capacidade Declarada de Chegada
- KPI 10 - Taxa Pico de Chegada
- IDBR 01 - Relação entre demanda x capacidade de pista
- IDBR 07 - Relação entre demanda x capacidade de setor
- CUSTO BENEFÍCIO
- IDBR 06 - Horas de Login X Horas ATCO
- IDBR 08 - Índice de Operacionalidade do ATCO
- PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ATM
- IDBR 09 - Grau de satisfação
- SAFETY - SEGURANÇA OPERACIONAL
- KPI 20 - Número de acidentes com aeronaves
- KPI 22 - Número de Runway Excursions (RE)
- KPI 21 - Runway Incursion (RI)
- KPI 23 - Incidente classificado como risco crítico, Incidente classificado como risco potencial (RICEA) e Resolution Advisory (RA)
- SECURITY - SEGURANÇA DA AVIAÇÃO CIVIL CONTRA ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA
- Número de ocorrências AVSEC
1.4 ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
Este relatório abrange todo o espaço aéreo sob responsabilidade do Brasil, incluindo tanto a área sobrejacente ao território nacional quanto uma extensa região do Oceano Atlântico, conforme estabelecido por tratados internacionais. Dessa forma, a gestão estratégica da Aeronáutica se estende para além das fronteiras do país, cobrindo um total de, aproximadamente, 22 milhões de km².
No que se refere aos aeródromos analisados, foram selecionados 38 aeródromos com maior movimento de voos comerciais ao longo de 2024 e 2 aeródromos que fogem a essa regra, no entanto, possuem movimento significativo e relevância nacional, sendo eles os Aeroportos do Campo de Marte e de Jacarepaguá. Os aeródromos selecionados estão destacados na Figura fig-aeroportos-analisados, os quais são distribuídos conforme a jurisdição e responsabilidade administrativa dos regionais do DECEA (CINDACTA I, CINDACTA II, CINDACTA III, CINDACTA IV e CRCEA-SE).
De maneira geral, os indicadores apresentados no capítulo 3 analisam os aeródromos selecionados. Caso alguma KPA ou KPI possua um escopo diferente devido à sua definição ou a restrições específicas, tais diferenças serão devidamente indicadas.
1.4.1 AEROPORTOS ANALIZADOS
CINDACTA I
BRASÍLIA - SBBR / PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK
BELO HORIZONTE - SBCF/ CONFINS - TANCREDO NEVES
CUIABÁ - SBCT / MARECHAL RONDON
GOIÂNIA - SBGO / SANTA GENOVEVA
RIBEIRÃO PRETO - SBRP / LEITE LOPES
UBERLÂNDIA - SBUL / TEN CEL AV CÉSAR BOMBONATO
CINDACTA II
CAMPO GRANDE - SBCG / CAMPO GRANDE
CURITIBA - SBCT / AFONSO PENA
PRESIDENTE PRUDENTE - SBDN / PRESIDENTE PRUDENTE
FOZ DO IGUAÇU - SBFI / CATARATAS
FLORIANÓPOLIS - SBFL / HERCÍLIO LUZ
JOINVILLE - SBJV / LAURO CARNEIRO DE LOYOLA
LONDRINA - SBLO / GOVERNADOR JOSÉ RICHA
MARINGÁ - SBMG / SÍLVIO NOME JUNIOR
NAVEGANTES - SBNF / MINISTRO VICTOR KONDER
PORTO ALEGRE - SBPA / SALGADO FILHO
CINDACTA III
ARACAJU - SBAR / SANTA MARIA
FERNANDO DE NORONHA - SBFN / FERNANDO DE NORONHA
FORTALEZA - SBFZ / PINTO MARTINS
JOÃO PESSOA - SBJP / PRESIDENTE CASTRO PINTO
MACEIÓ - SBMO / ZUMBI DOS PALMARES
PORTO SEGURO - SBPS / PORTO SEGURO
RECIFE - SBRF / GUARARAPES-GILBERTO FREYRE
NATAL - SBSG / SÃO GONÇALO DO AMARANTE
SÃO LUÍS - SBSL / MARECHAL CUNHA MACHADO
SALVADOR - SBSV / DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
TERESINA - SBTE / SENADOR PETRÔNIO PORTELLA
VITÓRIA - SBVT / EURICO DE AGUIAR SALLES
CINDACTA IV
BELÉM - SBBE / VAL DE CANS - JÚLIO CEZAR RIBEIRO
BOA VISTA - SBBV / ATLAS BRASIL CANTANHEDE
MANAUS - SBEG / EDUARDO GOMES
PORTO VELHO - SBPV / GOV JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
RIO BRANCO - SBRB / PLÁCIDO DE CASTRO
CRCEA-SE
RIO DE JANEIRO - SBGL / GALEÃO - ANTÔNIO CARLOS JOBIM
SÃO PAULO - SBGR / GUARULHOS- GOV ANDRÉ FRANCO MONTORO
RIO DE JANEIRO - SBJR / JACAREPAGUÁ-ROBERTO MARINHO
CAMPINAS - SBKP / VIRACOPOS
SÃO PAULO - SBMT / CAMPO DE MARTE
RIO DE JANEIRO - SBRJ / SANTOS DUMONT
SÃO PAULO - SBSP / CONGONHAS - DEPUTADO FREITAS NOBRE
1.5 ABRANGÊNCIA TEMPORAL
Este relatório aborda a performance monitorada no SISCEAB para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.
1.6 FONTES DE DADOS
Os indicadores de performance ATM analisados neste relatório, assim como os dados de movimento de tráfego aéreo e outras informações apresentadas, baseiam-se nas fontes de dados listadas na Tabela tbl-fontes-dados.
1.6.1 FONTE DE DADOS E CORRESPONDÊNCIA DOS INDICADORES
Destaca-se que o Manual de Metodologia de Indicadores ATM do SISCEAB (MCA 100-22/2020), que contém a descrição detalhada de cada indicador de performance e sua metodologia de cálculo e respectivas fonte de dados e o Plano de Performance ATM (PCA 100-3/2024), que estabelece parâmetros a serem observados pelos Prestadores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA), são referências fundamentais para a gestão por performance no SISCEAB.