4 CONCLUSÃO

O Relatório de Performance ATM de 2023 do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro apresenta uma análise detalhada dos movimentos de tráfego aéreo e dos indicadores de performance ATM. Este relatório é um compêndio das análises obtidas pela Comissão de Performance ATM a partir dos dados coletados ao longo do ano, oferecendo uma visão abrangente da performance do SISCEAB em diferentes aspectos.

Houve um aumento significativo nas operações aéreas (voos e sobrevoos) no Brasil em 2023, com um crescimento de 7,4% em comparação a 2022. Em relação à demanda dos 100 principais aeroportos do Brasil, 2023 ultrapassou o ano de 2019, com uma média móvel de mais de 6.000 voos por dia. A aviação Comercial representou 59% dos movimentos de pouso e decolagem nesses aeroportos, seguida pela aviação Geral com 34% e a militar com 7%.

Os aeroportos de Cabo Frio (SBCB), Galeão (SBGL) e Uberlândia (SBUL) se destacaram com as maiores taxas de crescimento em 2023. Em relação aos movimentos por FIR, todas registraram aumento, com destaque para a FIR Atlântico que cresceu 21%, refletindo a recuperação do tráfego internacional.

Comparando as vinte rotas mais movimentadas de 2023 com o ano anterior, todas mostraram crescimento, especialmente as dez principais rotas, que conectam o aeroporto de Congonhas aos aeroportos de Santos Dumont, Brasília, Porto Alegre, Confins e Curitiba, com um aumento médio de 35%.

No aspecto de densidade de tráfego aéreo, o CRCEA-SE possui a maior densidade do espaço aéreo brasileiro (10,23%), já que abrange as TMA Rio de Janeiro e São Paulo, áreas com o maior fluxo de tráfego aéreo do país.

A análise da previsão de demanda quinquenal para o SISCEAB em 2023 mostrou que a previsão do cenário realista foi superada em 2,2%. Para 2024, projeta-se que a demanda nacional opere entre 2,0% (cenário pessimista) e 7,3% (cenário otimista) acima do ano anterior.

A gestão de pessoal de controle de tráfego aéreo tem relação direta com a performance do sistema ATM. Atualmente, o efetivo de ATCO do COMAER é de 4.402 profissionais. No decorrer dos últimos 5 anos (2019 a 2023), houve um aumento de ATCO acumulado de 13,5%. De 2022 para 2023, o número de controladores não apresentou uma variação significativa. Quanto ao nível de Inglês desses profissionais, o CINDACTA II apresentou o maior percentual entre os Regionais, com 47% de controladores com NP 4 ou superior. Comparando-se 2022 com 2023, somente o CINDACTA IV aumentou seu percentual relativo ao nível de operacionalidade na língua inglesa.

Em relação à meteorologia, todos os aeroportos dentro da jurisdição da FIR Recife mencionados neste relatório registraram mais de 90% do tempo com condições visuais favoráveis. Já o aeroporto de Palmas destacou-se em 2023, operando 98,49% do tempo sob tais condições. Por outro lado, o aeroporto de Curitiba apresentou o maior índice de restrições meteorológicas, operando 47,27% do tempo sob alguma limitação.

Este relatório também salientou vários projetos relacionados à Performance ATM do SISCEAB, incluindo a Otimização do Espaço Aéreo, TOTAL ATM, FUA, UTM, UAM, a Integração do UAS no SISCEAB, FIS e Gestão de Performance ATM, entre outros, os quais possuem grande relevância para a melhoria da performance.

Os indicadores de performance são ferramentas gerenciais essenciais para avaliar a performance. A seguir, serão apresentados estes indicadores, categorizados conforme suas áreas:

PREVISIBILIDADE:

KPI 01 – Pontualidade de partida – (Meta: 80%) – Em 2023, a média de pontualidade de partida nos vinte aeroportos monitorados ficou em 80%, inferior a 2022. Melhor desempenho para o aeroporto de Campo Grande, 86,8%, e baixo desempenho para o aeroporto do Galeão, 66,7%.

KPI 14 – Pontualidade de chegada – (Meta: 80%) – Dos aeroportos monitorados, apenas dois tiveram melhora neste indicador, Campinas e Guarulhos. No entanto, o aeroporto de Guarulhos permanece com o menor índice em relação aos demais, 60%. A média de pontualidade de chegada ficou em 66%, 1,7% a menos que 2022.

KPI 15 – Variabilidade do tempo de voo – Em 2023, 32 rotas apresentaram mais de 4.000 movimentos, 8 a mais que 2022. Semelhante ao ano anterior, a rota entre SBGR-SBCT apresentou a melhor performance no indicador, e SBSV-SBSP a menor.

EFICIÊNCIA:

KPI 02 – Tempo adicional de taxi-out – (Meta: até 3 min) – A média do SISCEAB no tempo adicional de taxi-out foi maior em 2023 do que em 2022, passando para 4,2 minutos. Essa variação foi puxada principalmente pelos índices de Brasília, Santos Dumont, Guarulhos e Congonhas, que ficaram fora da meta e ainda aumentaram, respectivamente, 14,3%, 11,2%, 11,1% e 48,3% seus tempos adicionais.

KPI 13 – Tempo adicional de taxi-in – (Meta: até 3 min) – Todos os aeroportos monitorados apresentaram tempo adicional de taxi-in dentro da meta prevista. Os aeroportos com melhor performance foram Porto Seguro (1,04), Campo Grande (1,21) e Curitiba (1,24).

Tempo geral de táxi - Os CINDACTA II e IV registraram valores médios de tempos adicionais de chegada e partida dentro da meta de 3 min para ambos.

KPI 08 – Tempo adicional em TMA – (Meta: até 4 min) – Em 2023, os aeroportos de Florianópolis e Salvador aparecem como destaques no indicador, apresentando tempo adicional de chegada na TMA em 2023 de apenas 1,82 e 1,76 minutos, respectivamente. A média do SISCEAB em 2023 para o KPI08 ficou em 2,15 minutos no C40 e 3,08 minutos no C100.

KPI19 – Nivelamento em descida – Em 2023, Maceió e Salvador destacaram-se com a menor ineficiência vertical durante a descida (0,7 min ambos) e Congonhas com o maior índice (3,1 min).

KPI17 – Nivelamento em Subida – Todos os aeroportos apresentaram uma eficiência vertical durante a subida inferior a 1 min em 2023, com exceção de Campinas, que exibiu 1,5 min.

KPI04 – Extensão em Rota de Plano de Voo – Em 2023, a rota Curitiba (SBCT) - Congonhas (SBSP) apresentou o valor mais elevado do KPI, de 15,3% a mais em relação ao comprimento ideal da Rota de Plano de Voo. Na maioria das rotas, observou-se uma elevada eficiência horizontal das trajetórias planejadas, com valores do KPI04 inferiores a 3%.

KPI05 – Extensão Real em Rota – Em 2023, a maioria das rotas apresentou uma elevada eficiência horizontal da trajetória realizada, com valores do KPI05 inferiores a 3%. No entanto, as rotas seguintes apresentaram valores de extensão real em rota mais elevados: Curitiba - Congonhas (11%), Confins - Congonhas (6%), Brasília - Congonhas (5,8%) e Confins - Guarulhos (4,9%).

KPI18 – Nível Limite Durante o Cruzeiro – De maneira geral, em 2023 observou-se uma elevada eficiência vertical em rota, com valores do KPI18 inferiores a 2.000 ft em todos os casos.

CAPACIDADE:

KPI06 – A capacidade do espaço aéreo é um indicador que não recebe atualizações frequentes, uma vez que mudanças na capacidade declarada do espaço aéreo normalmente ocorrem em resposta à implementação de novos conceitos de espaço aéreo, avanços tecnológicos e novos conceitos em Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), ou ainda devido a alterações na setorização das áreas de controle. Em 2023, houve desenvolvimentos significativos neste aspecto: em 05 de outubro, ocorreu a implementação do Projeto Eficiência, que resultou na reestruturação das FIR Recife (FIR-RE) e Brasília (FIR-BS). Similarmente, em 02 de novembro, houve uma reestruturação significativa da FIR de Curitiba (FIR-CW), realizada através do Projeto de Reestruturação das Terminais de Curitiba e Florianópolis. Entretanto, não foram registradas alterações nas FIR Amazônica (FIR-AZ) e Atlântico (FIR-AO) no mesmo período.

KPI09 – A capacidade declarada de chegada define o número máximo de pousos que um aeroporto pode gerenciar em um determinado intervalo de tempo, considerando elementos como as condições meteorológicas e as características da pista de pouso. Este indicador é fortemente influenciado pela infraestrutura aeroportuária disponível. Aeroportos que dispõem de pistas paralelas, como o de Brasília, ou pistas com operações segregadas e independentes, como o de Guarulhos, têm uma maior capacidade de gerenciamento de pousos de aeronaves. Isso contrasta com aeroportos que contam com uma única pista de pouso, cuja capacidade de absorção é comparativamente menor.

KPI10 – Taxa-pico de chegada - Os aeroportos de Brasília (SBBR), Guarulhos (SBGR) e Congonhas (SBSP) permanecem em destaque, com os maiores índices de taxa-pico para decolagem e pouso. Sendo o aeroporto de Guarulhos a maior taxa-pico apresentada em 2023. Vale sublinhar o comportamento da demanda de Congonhas (SBSP), que se concentra nos horários das 06h00 às 23h00 e cujo aumento se deu de forma mais expressiva nos horários de pico, ocasionando valores altos nesse indicador.

Medidas ATFM - No ano de 2023, observou-se um aumento de 6% na demanda, acompanhado por um crescimento de aproximadamente 215% no número de medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM). Esse aumento substancial é atribuído a vários fatores, tais como: o significativo crescimento da demanda, a ocorrência de condições meteorológicas adversas em todo o país ou uma combinação desses dois elementos. Adicionalmente, a implementação de novos projetos em outubro, como o Eficiência e o Cardeal Nordeste, também exigiu a aplicação de medidas ATFM para assegurar o equilíbrio durante o período de adaptação.

CUSTO-BENEFÍCIO:

IDBR 06 – Horas de Login x horas ATCO - É apresentado como a relação entre a soma de horas logadas (HL) e a hora escalada (HE) do controlador, aferindo o tempo em operação no turno. Os destaques de cada tipo de órgão ATC foram: ACC-RE, 63%; APP-SV, 65%; e TWR-SP, 67%.

IDBR 08 – Índice de operacionalidade do ATCO – (Meta: 80%) – Criado para monitorar se os recursos estão sendo bem aplicados no sistema utilizando a meta de 80% de operacionalidade. Em geral, o índice reduziu para 83,1%, ainda acima da meta, com destaques para: CINDACTA IV, 90,4%; e DTCEA-FZ, 96,55%.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ATM:

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO SISCEAB – Tem por intuito aprimorar os serviços de tráfego aéreo oferecidos no país, a partir de uma percepção das necessidades dos diversos atores envolvidos no transporte aéreo. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos participantes está satisfeita com a qualidade dos produtos e dos serviços disponibilizados pelo DECEA, bem como com a organização do espaço aéreo brasileiro, com a inclusão da Comunidade ATM nos processos de planejamento, implantação e operação do SISCEAB e com as recentes mudanças implementadas no SISCEAB.

SEGURANÇA OPERACIONAL:

A partir dos dados analisados e considerando a existência de processos de monitoração no âmbito da ASEGCEA, conclui-se que a performance em termos de segurança operacional no âmbito do SISCEAB, relativa à atuação desenvolvida pelo DECEA, mantém-se aderente aos objetivos traçados, havendo, em adição, necessidade de atividades específicas direcionadas à melhor compreensão e ao evitamento dos eventos de incursão em pista quantificados em 2023.

SEGURANÇA DA AVIAÇÃO:

Em 2023, foram reportadas 235 ocorrências no SISCEAB (até a primeira quinzena de dezembro de 2023), incluindo reportes de órgãos da NAV Brasil e outros órgãos externos à Aeronáutica. Destaca-se que, em nenhum dos casos, ocorreram danos irreversíveis e, por isso, todos os reportes contribuíram ao trabalho de prevenção de futuras ocorrências.

Este relatório buscou harmonizar as operações ATM entre os Regionais e seus diversos órgãos de controle, servindo como referência para a definição de metas baseadas nas melhores práticas observadas. Para alcançar uma melhoria significativa na performance, é essencial desenvolver um processo de gestão que envolva profissionais de todos os níveis em ATM.

Nesse sentido, compreender como a performance do SISCEAB é medida oferecerá suporte para a adoção de ações que aprimorem os indicadores e o gerenciamento de tráfego aéreo.

Este relatório sintetizou as atividades de gestão do tráfego aéreo (ATM) dos Regionais e seus diversos órgãos de controle, servindo como um guia para estabelecer metas com base nas práticas mais eficazes identificadas. Para obter melhorias substanciais na performance, torna-se imperativo criar um sistema de administração que envolva profissionais em todos os níveis do ATM. Nesse contexto, compreender a metodologia de avaliação do SISCEAB será fundamental para embasar a implementação de iniciativas que aprimorem os indicadores e a gestão do tráfego aéreo.

RECOMENDAÇÕES:

Diante do exposto neste Relatório foi possível elencar melhorias, as quais estão descritas abaixo em forma de recomendações:

  • Integrar de maneira efetiva o Sistema ApronControl de SBGL com o TATIC, visando aprimorar a obtenção de dados mais precisos referentes aos tempos de Saída Previsto (AOBT) e de Início da Rota Previsto (AIBT). Essa medida proporcionará uma maior eficiência operacional, permitindo uma gestão mais precisa das atividades na área de manobras do aeroporto.
  • Propiciar o acesso aos produtos do DECEA, visando a maior participação da Comunidade ATM, a fim de atender às necessidades de cada membro.
  • Implementar melhorias de infraestrutura de solo no sentido de mitigar os gargalos que ocasionam tempos de táxi superior aà meta, como Congonhas (SBSP), Guarulhos (SBGR) e Fortaleza (SBFZ).
  • Promover uma maior integração entre as bases de dados, com o intuito de aperfeiçoar os indicadores.
  • Aumentar a atenção, especialmente no Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), devido ao elevado número de incursões em pista. A implementação de medidas preventivas pode contribuir significativamente para a segurança operacional nesse aeroporto.
  • Proporcionar medidas que incentivem uma distribuição mais equitativa da demanda ao longo dos horários de operação dos aeródromos. Isso pode ser alcançado por meio da otimização nos horários de menor procura e da implementação de estratégias para reduzir os tempos de voo durante os horários de pico.
  • Manter as práticas atuais, com ênfase na promoção de saídas desimpedidas e na manutenção de espaços aéreos dedicados a diferentes tipos de fluxo. Essas práticas contribuem para a eficiência operacional e a segurança do tráfego aéreo.
  • Viabilizar medidas que maximizem o emprego de descidas e subidas contínuas, especialmente nas Terminais de maior movimento.
  • Promover a expansão do projeto TOTAL ATM em todos os órgãos de controle.

Para concluir este capítulo, ressalta-se a importância das recomendações apresentadas para aprimorar e otimizar os processos abordados. Cada sugestão é fruto de uma análise criteriosa e visa não apenas resolver desafios identificados, mas também promover melhorias contínuas nas operações aéreas.

Neste sentido, a implementação efetiva dessas recomendações não apenas fortalecerá a eficiência operacional, mas também contribuirá para a segurança e a performance geral do Sistema. Cada medida proposta representa um passo significativo em direção a um ambiente mais eficiente e adaptável às demandas dinâmicas do setor.

À medida que nos comprometemos com a execução dessas recomendações, antecipamos os impactos positivos que serão alcançados, não apenas em termos de performance, mas também no fortalecimento da excelência operacional.