Força Aérea Brasileira Portal da Divisão de Pesquisa Instituto de Controle do Espaço Aéreo

Portal da Divisão de Pesquisa

Pesquisa

4ª edição do Relatório Comparativo de Performance ATM

8 de Julho de 2025 às 11:27

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a EUROCONTROL publicaram a 4ª edição do Relatório Comparativo de Performance dos Serviços de Navegação Aérea (ATM). Resultado da parceria técnica consolidada entre as duas organizações, o documento busca comparar, entender e aprimorar a performance operacional dos sistemas de navegação aérea no Brasil e na Europa.

 

 

A nova edição expande o escopo das comparações anteriores ao incorporar dados mais recentes, do período entre janeiro de 2019 e dezembro de 2024, e incluir novos tópicos, como o estudo sobre o Point Merge System e uma primeira comparação entre os Centros de Controle de Curitiba e Lisboa. As análises são estruturadas com base em indicadores de performance, por áreas-chave de desempenho como Previsibilidade, Capacidade e Eficiência.

 

 

Os aeroportos analisados continuam sendo os dez mais representativos de cada região. No Brasil, são contemplados os aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Campinas, Santos Dumont, Galeão, Confins, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. Já na Europa, estão na relação Amsterdam Schiphol, Paris Charles de Gaulle, Londres Heathrow, Frankfurt, Munique, Madrid, Barcelona, Lisboa, Londres Gatwick e Zurique.

 

 

Entre os destaques desta edição estão o crescimento consistente dos níveis de tráfego pré-pandemia no Brasil; a tendência de alto proporção de voos com chegada antecipada nos aeroportos brasileiros e europeus; o volume de tráfego de Guarulhos comparável a aeroportos como Munique e Gatwick, evidenciando a relevância do hub brasileiro no cenário global; dentre outros.

 

 

A parceria entre DECEA e EUROCONTROL continua se consolidando como referência em cooperação técnica internacional voltada à excelência na gestão por performance. O relatório reforça o valor do benchmarking como ferramenta estratégica para ampliar o entendimento mútuo e adaptar boas práticas à realidade de cada sistema.

 

 

 

O documento pode ser acessado pelo site PERFORMANCE SISCEAB ou pelo site da EUROCONTROL.

 

Fonte: http://www.decea.intraer/?i=ascom&p=noticias&id=119624