Força Aérea Brasileira Portal da Divisão de Pesquisa Instituto de Controle do Espaço Aéreo

Portal da Divisão de Pesquisa

Meteorologia

XXIII Congresso Brasileiro de Meteorologia

17 de Junho de 2025 às 10:35

Entre os dias 14 e 18 de outubro foi realizado em Campinas, São Paulo, o XXIII Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET 2024). O evento contou com a participação de diversas universidades, instituições de pesquisa, empresas de tecnologia e inovação, bem como com representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). No encontro são abordados temas que vão desde a micrometeorologia até as mudanças climáticas, passando por sistemas de medição, previsão e alerta, eventos de tempo e clima, proteção e defesa civil, entre outros assuntos relevantes para a sociedade, instituições e o governo.

O Congresso é promovido de forma bianual pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) com o objetivo de discutir pesquisas recentes desenvolvidas nas universidades, instituições de pesquisa e empresas de tecnologia e inovação.

Nesta edição, participaram do evento o Maj Esp Met Mário Paulo Alves Junior, a 2° Sgt BMT Isabelle Delgado da Silva Simões e a 2° Sgt BMT Amanda Beck, da Divisão de Pesquisa do ICEA. Os trabalhos apresentados foram resultados de pesquisas e estudos realizados dentro das temáticas Meteorologia, Mídias e Climatologia. 

Com o tema "Acesso a produtos e dados meteorológicos disponibilizados pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo", o trabalho demonstrou as ferramentas para extração de dados históricos climatológicos provenientes das Estações Meteorológicas de Superfície e de Altitude do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), que constam no site da Divisão de Pesquisa para consulta do público interno e externo. Foi abordado também sobre o Modelo WRF (Weather Research and Forecasting – Pesquisa e Previsão do Tempo), com produtos que auxiliam diversas instituições, universidades e Organizações Militares que necessitem de dados climatológicos.

Foi apresentado também o trabalho "Ondas de Calor (2023) – O ano mais quente da série histórica do Brasil". O estudo realizado destacou os impactos das mudanças climáticas globais no aumento da frequência e intensidade das ondas de calor, resultando em consequências significativas para a saúde da população, além de perdas econômicas e ambientais. A implementação de políticas de mitigação e adaptação, tanto local quanto globalmente, bem como o monitoramento constante por parte das instituições de meteorologia é de fundamental importância para prever e gerenciar possíveis riscos futuros.

Por fim, o evento CBMET é de grande relevância para os meteorologistas da Divisão de Pesquisa, pois reúne estudantes, professores e profissionais de diversas instituições e organizações da área de Meteorologia. Essa congregação promove valiosas trocas de informações que contribuem significativamente para o aperfeiçoamento e a atualização profissional dos participantes.


QR Code referente aos Produtos Meteorológicos desenvolvidos pela Divisão de Pesquisa - Seção de Meteorologia Aeronáutica do ICEA.