Militar do ICEA recebeu o Prêmio Cecchini Pesquisa

Publicado por: franciscanafrcm |  15 de Março de 2022 às 10:35

No dia 7 de março de 2022, o Major Engenheiro Leonardo Marini Pereira recebeu o Prêmio Cecchini de melhor tese de doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de 2021.

O oficial, que é do efetivo da Divisão de Pesquisa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), recebeu o título de Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA, após defesa de sua tese em dezembro passado.

A cerimônia de premiação foi realizada durante a aula magna de 2022, presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

A tese, intitulada "Enhancing GBAS performance in low latitudes", faz parte de um estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) sobre Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) como suporte à navegação aérea (INCT GNSS NavAer). O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Alison de Oliveira Moraes, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e coorientada pelo Dr. Sam Pullen, da Universidade de Stanford.

O tema foi motivado por uma demanda do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), iniciada em 2012, para a certificação do sistema GBAS (Ground-Based Augmentation System), que faz uso de satélites de posicionamento para aproximação de precisão de aeronaves.

A tecnologia apresenta limitações por conta da ionosfera nas regiões chamadas de "baixas latitudes", onde está localizado o Brasil. Neste projeto foi desenvolvida uma técnica para detectar e mitigar os efeitos da ionosfera no sistema e possibilitar a operação segura em território nacional.

O parecer da comissão instituída para avaliar a melhor tese de doutorado de 2021, apontou “contribuições de vulto para aprimorar a precisão e a segurança dos sistema de aproximação e pouso de aeronaves baseados em satélites de posicionamento global (GPS). O método desenvolvido pelo autor detecta satélites cujas condições adversas da ionosfera, típicas do Brasil, comprometem suas informações de posicionamento, devendo ser descartadas. Trata-se de uma estratégia de solução muito bem elaborada, elegante, concisa e de baixo custo, que minora de forma substancial situações de risco possíveis de comprometerem a aplicabilidade de técnicas GPS para aproximação e pouso. O documento está muito bem escrito, didático, com apresentação precisa dos conceitos, ideias e resultados, assim como apoia-se em um método apropriado, que inclusive, envolve validação da estratégia proposta com base em dados reais."

Sobre o tema, o chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, disse que os serviços de comunicação, navegação e vigilância por satélites são, cada vez mais, uma realidade. “É muito importante para o DECEA o desenvolvimento de conhecimento nessas áreas, especialmente considerando o comportamento da ionosfera sobre o território brasileiro, que tem grande impacto em serviços por satélites. O prêmio recebido pelo Major Marini mostra que o investimento valeu a pena porque engrandece o DECEA, a Força Aérea e o Brasil”.

Prêmio Cecchini

Instituído pela congregação do ITA, o prêmio é conferido à melhor dissertação de mestrado e tese de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação do Instituto.

O nome foi uma homenagem ao professor emérito Marco Antonio Guglielmo Cecchini, primeiro Reitor brasileiro (1960-1965) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), responsável pela introdução da pós-graduação do Instituto.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e fotos: ICEA
Edição: Gisele Bastos (MTB 3833 PR)
Foto editada por Fábio Maciel (RJ 33110 RF)

Serviços On-line

ICEA - Divisão de Pesquisa

Canais de Comunicação