Especialistas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e de organizações regionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) se reúnem, nesta semana, para a elaboração do Relatório de Performance ATM 2025. O encontro teve início nesta segunda-feira (02), na sede do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
Até o dia 09 de fevereiro, os especialistas irão analisar os dados de 2025 referentes às métricas de pontualidade dos voos, capacidade do espaço aéreo, custo-benefício e eficiência operacional.
Segundo o assessor da seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do DECEA, Major Hugo de Lima Soeiro, o relatório de Performance ATM permite a identificação de tendências, subsidia estudos estruturantes do espaço aéreo e fortalece o processo decisório da alta gestão.
“A partir de uma base de dados consistente e de uma metodologia estruturada, esse trabalho viabiliza uma análise sistemática e aprofundada do comportamento do tráfego aéreo no Brasil, fundamentada nos indicadores de performance previstos no Plano Global de Navegação Aérea da Organização da Aviação Civil Internacional e complementada pelos Indicadores Brasil, desenvolvidos para refletir as particularidades do sistema nacional”, explicou o Oficial.
Desta forma, o documento consolida-se como um instrumento estratégico de governança do SISCEAB, fundamental para a segurança operacional, eficiência, previsibilidade e alinhamento do Brasil às melhores práticas internacionais de navegação aérea. A previsão é que o relatório seja publicado até o final do primeiro trimestre.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Martorano
Imagens: ICEA