CGNA recebe representantes do ICEA e UFG Pesquisa

Publicado por: franciscanafrcm |  15 de Abril de 2024 às 08:56

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, na tarde desta segunda-feira 04/12), a visita de representantes do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O encontro teve o intuito de estreitar o relacionamento institucional para o desenvolvimento de um novo sistema de processamento de dados de intenções de voo, com foco em ambiente UAM (do inglês Urban Air Mobility).

 

O grupo foi recebido pelo Comandante da unidade, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, que apresentou a missão e o histórico do CGNA, assim como as principais atividades realizadas pela Organização. Após a recepção, os profissionais conheceram as seções de pós-operações, tática, estratégica, plano de voo e, por fim, o Salão Operacional. Com a visita, foi possível entender as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil desenvolvidas pelo Centro.

 

Para o gerente do projeto, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Cristiano Perez Garcia, a presença no CGNA foi fundamental para que os envolvidos no projeto pudessem conhecer algumas particularidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Essa proximidade entre os pesquisadores e os órgãos operacionais é primordial para o andamento das tratativas do projeto, uma vez que os profissionais precisam conhecer o funcionamento do SISCEAB e ter acesso aos dados para desenvolver novas soluções”, avaliou o Oficial.

 

O projeto

O ICEA, em parceria com a UFG, está em tratativas iniciais para o desenvolvimento de uma concepção operacional para regulamentar a mobilidade aérea urbana com a chegada do eVTOL, prevista para estar disponível no Brasil entre o final de 2025 e o início de 2026. A inserção dessas aeronaves no espaço aéreo brasileiro gera a necessidade da criação de diversos sistemas, como o de gerenciamento estratégico de trajetórias com o auxílio de algoritmos de inteligência artificial, que possibilitará a análise de intenção de voo de uma aeronave para eliminar possíveis conflitos com as demais aeronaves já existentes.

 

 

Assessoria de Comunicação do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Luiz Eduardo Perez

Produtos On-line

ICEA - Divisão de Pesquisa

Canais de Comunicação