Força Aérea Brasileira Portal da Divisão de Pesquisa Instituto de Controle do Espaço Aéreo

Portal da Divisão de Pesquisa

Pesquisa

ICEA realiza o Primeiro Ensaio Operacional do Projeto BR-UTM

15 de Abril de 2024 às 09:13

Entre os dias 02 a 04 de abril, a equipe do DECEA juntamente com empresas do setor, realizaram o primeiro ensaio operacional do projeto BR-UTM, que visa desenvolver soluções para o gerenciamento de voos de aeronaves não tripuladas, na área operacional destinada a ensaios de UAV (Unmanned Aerial Vechicle), localizado em São Carlos/SP.


O ensaio teve como objetivo validar a implementação do sistema desenvolvido pela equipe do ICEA, e a maturidade das empresas em prover serviços de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado UTM (Unmanned Traffic Management).

 

Com operações realizadas em diversos cenários, foi possível coletar informações de conexão dos sistemas, parametrização com os equipamentos e telemetria de dados de voos concomitantes em tempo real. Um dos cenários testados foi a integração com o ATM (Air Traffic Management), em que 6 operações simultâneas de voo realizaram com sucesso o desconflito estratégico entre os espaços aéreos solicitados.


O evento também possibilitou validar a interação entre os sistemas de gerenciamento das empresas parcerias com o BR-UTM. Dados de segurança do voo e de safety foram identificados e também corroboraram para alcançar o objetivo esperado do projeto.

 

Sobre o BR-UTM

 

 

O projeto BR-UTM desenvolve um eco sistema que possibilita, aos provedores de voos não tripulados, a informação sobre restrições e a gestão do uso de espaço aéreo por outros operadores e/ou entidades governamentais. De acordo com a DCA 356-1, o projeto visa desenvolver soluções inovadoras, por meio de parcerias público-privadas, para garantir a segurança e eficiência na utilização do espaço aéreo. O sistema também auxilia o acompanhamento de operações e fornece informações em tempo real sobre a situação de determinada área.


Desta forma, o projeto BR-UTM fornece a inovação, segurança e eficiência no controle do espaço aéreo para os usuários e para a comunidade civil em geral.

 


Fonte:

Divisão de Pesquisa - ICEA