Ferramenta Operacional para monitoramento ATFM em tempo real Pesquisa

Publicado por: franciscanafrcm |  2 de Junho de 2022 às 15:25

A otimização da gestão por performance é uma das prioridades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que concentra os esforços para o seu desenvolvimento no âmbito da PFF022 do Programa SIRIUS Brasil.

O principal objetivo da gestão por performance é garantir que o processo de tomada de decisão seja suportado por dados gerenciais relevantes que reflitam a realidade e integrem as diversas áreas de negócio (Data Analytics), com base em indicadores de performance ATM e processos automatizados de coleta e tratamento de dados utilizando conceitos de Big Data e Business Intelligence.

 Nesse contexto, por meio de uma parceria entre o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), foi desenvolvido o ODIN (Operational Data Integrator): um banco de dados integrado de informações ATM alimentado por diversas fontes sob gestão do DECEA (Data Lake), inclusive dados de síntese radar, que permitiram o desenvolvimento de indicadores de performance ATM específicos, bem como de soluções ATFM em tempo real.

 A partir de 25 de maio de 2022, foram entregues os primeiros aplicativos de monitoramento ATFM (Air Traffic Flow Management) em tempo real do ODIN: monitoramento de esperas em voo e projeção de demanda no formato de mapa de calor.

O aplicativo de monitoramento de esperas em voo executa, em tempo real, diversos processos de validação nos dados de síntese radar gerados nos órgãos de controle, e permite a visualização dessas esperas e das informações básicas das aeronaves envolvidas. O monitoramento de esperas já era utilizado pelo salão operacional do CGNA na sua versão teste, sendo agora entregue com todas as suas funcionalidades disponíveis.

Além disso, a Subdivisão de Pós-Operações do CGNA utilizará o banco de dados gerado pelo ODIN em análises futuras, por meio de um painel de BI em fase final de desenvolvimento.

A outra solução finalizada pela parceria CGNA/ICEA é o mapa de calor do ODIN, que permite a visualização da demanda futura (até 3 horas) com base nos dados radar do mesmo dia e hora da semana anterior.

Essa ferramenta permite ao CGNA identificar com maior velocidade os setores de espaço aéreo com tendência de aumento de demanda nas próximas horas, bem como mapear as principais correntes de fluxo em tempo real.

Estas são apenas as primeiras entregas da PFF022 referente ao ODIN, fruto de importante parceria entre o CGNA, órgão central do gerenciamento da navegação aérea brasileira, e o ICEA, referência nacional em capacitação de recursos humanos e pesquisa no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 Espera-se que o trabalho siga se desenvolvendo por meio de análise e mineração de dados com vistas à entrega de resultados (KPI) relevantes para a Comunidade ATM, com soluções para monitoramento da separação na aproximação final, monitoramento de incidentes de tráfego e monitoramento da utilização da capacidade do espaço aéreo.

Serviços On-line

ICEA - Divisão de Pesquisa

Canais de Comunicação