PRIMEIRA VERSÃO DO PROTÓTIPO DE REGISTRO SWIM CNS/ATM

Publicado por: franciscanafrcm |  25 de Fevereiro de 2022 às 10:10

Em cumprimento ao planejamento estabelecido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio empreendimento PFF026 - Melhoria da interoperabilidade de sistemas e dados ATM por meio da implantação do conceito SWIM no SISCEAB, no dia 26 de janeiro de 2022, a Divisão de Pesquisa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) apresentou a primeira versão do Protótipo de Registro SWIM Brasileira para o Subdepartamentos de Operações e Técnico do DECEA. O evento contou com a participação da Ten Cel Eng CRISTIANE de Barros Pereira, do SDOP, e do Analista de Sistemas ANTÔNIO Fernandez, do SDTE.

Essa entrega é um marco para a Pesquisa Aplicada ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo e coloca o DECEA em posição de destaque na América Latina, uma vez que somente três organizações no mundo possuem Registros SWIM em operação:

Federal Aviation Administration (FAA);

Eurocontrol e

Korea Airport Corporation (ROK).

O projeto SWIM diz respeito à aplicação da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) na integração dos sistemas gerenciais de tráfego aéreo em escala global. Uma vez que o fluxo de tráfego aéreo de uma região pode influenciar em outras, o maior desafio do projeto SWIM se constitui na definição de modelos de dados, bem como protocolos comuns que permitam o compartilhamento de dados de forma segura e eficiente.

 

O principal produto apresentado foi a primeira versão do Protótipo de Registro SWIM, disponível somente para o público interno da Força Aérea Brasileira, por meio do endereço https://prototiporegistroswim.icea.intraer/

 

A ferramenta dispõe das seguinte funcionalidades:

  1. Publicação e recuperação de metadados dos serviços de informação em conformidade com os padrões estabelecidos pela FAA, Eurocontrol, Korea Airport Corporation (ROK) e ICAO;
  2. Capacidade de gerenciamento de ciclo de vida de serviços e controle de mudanças;
  3. Disponível para realização de testes e provas de conceito; e
  4. Exercício dos processos de governança previstos no DOC 10039 da ICAO.

A minuta do Marco de Governança, importante produto para a comunidade ATM, também foi apresentada na reunião. Conforme explicações do Cap Esp CTA RICARDO SILVA de Oliveira (Pesquisador do ICEA): “a governança se reveste de suma importância, pois em um ambiente com baixo acoplamento como o SWIM, onde os serviços são prestados e consumidos por uma série de entidades, a governança é essencial. Ela deve estabelecer os processos para garantir que as regras, políticas e padrões sejam seguidos”.

 

Com o objetivo de oferecer um espaço aéreo mais moderno e eficiente aos operadores, o DECEA, por meio do ICEA, tem unido esforços junto aos pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Federal Aviation Administration (FAA), Eurocontrol e Korea Airport Corporation (ROK).

Serviços On-line

ICEA - Divisão de Pesquisa

Canais de Comunicação