Publicação de produtos aceitos | Avaliação da Conformidade Pesquisa

Publicado por: lacerdarllal |  15 de Julho de 2021 às 16:11

PUBLICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS ACEITOS PELA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE (PCEA LEGADOS) NO SITE DO ICEA

Dando sequência ao desenvolvimento dos trabalhos no âmbito do GT ACROPOLE (Avaliação de Conformidade de Requisitos e Produtos Operacionais, Legados e Elegíveis), o ICEA concluiu no dia 16 de junho de 2021 a publicação, em seu site, da listagem de Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA) Legado implantados pelo DECEA no SISCEAB, com a respectiva Configuração Base de cada PCEA. Esta atividade, coordenada pela Subdivisão de Conformidade do ICEA (PCO), é uma das diversas frentes de trabalho no âmbito do GT ACROPOLE, distribuídas em Subgrupos, e cuja coordenação geral é da Assessoria de Gestão de Atividades de Avaliação da Conformidade (ASGAAC) do SDTE.

 

Link para acessar a listagem de PCEA Legados Aceitos

 

Tal listagem, além de elencar todos os equipamentos de meteorologia, telecomunicações, T.I. Operacional, vigilância e auxílios à navegação aérea utilizados no SISCEAB e implantados pelo DECEA, descreve, para cada equipamento, a chamada Configuração Base do PCEA. Esta Configuração Base traz a descrição dos principais Part Numbers que formam os módulos, sensores, funções, sistemas e subsistemas que caracterizam aquele PCEA implantado.

Conforme afirma o Cel Eng Zabotto, Diretor do ICEA “...esta atividade, com toda certeza, foi um grande marco para o Instituto, no âmbito da Avaliação da Conformidade no SISCEAB. Esta Listagem de PCEA Legados será crucial para a emissão, em breve, das Cartas de Aceitação dos PCEA Legados implantados pelo DECEA”.

Os trabalhos de levantamento do Legado, em andamento desde janeiro deste ano, foram desenvolvidos em três fases: 1ª) Levantamento de PCEA Legados, 2ª) Desenvolvimento da Configuração Base para cada PCEA, e 3ª) Publicação ostensiva da Listagem de PCEA Legados.

A primeira fase, de Levantamento de PCEA, foi realizada pelas Divisões de Logística e Técnica da CISCEA e pela Subdivisão de Engenharia e demais Subdivisões da Divisão Técnica do PAME-RJ. Após um extenso trabalho de levantamento, foram geradas as listagens dos PCEA já implantados e operando no SISCEAB. Nesta atividade, os envolvidos se debruçaram e analisaram centenas de dados e registros do Sistema Integrado de Logística de Material e de Serviço, conhecido como SILOMS, além de manuais, ordens técnicas e outros documentos semelhantes.

Conforme afirmou o Engenheiro DACTA Eduardo, chefe da Subdivisão de Engenharia da Divisão Técnica do PAME-RJ “… esta ferramenta de TI (SILOMS) é utilizada desde 1993 no âmbito da aeronáutica, para controle de materiais e equipamentos implantados e para suporte logístico. A quantidade de informações em sua base de dados é enorme, e apesar da ferramenta prover filtros e sistemas de buscas avançadas, também é exigido dos usuários um grande esforço de análise técnica complementar e verificação em campo, para fins destes concluírem, de forma fidedigna, o levantamento dos PCEA Legados que atualmente estão operando no SISCEAB...”

Concluída a Primeira Fase, e de posse da Listagem de PCEA Legados, iniciou-se a Segunda Fase dos trabalhos, a qual foi concentrada no desenvolvimento da Configuração Base de cada PCEA componente da listagem. Esta atividade foi fortemente amparada pelo ICEA e pelo PAME-RJ, em especial pela Divisão Técnica do Parque, por meio da disponibilização de profissionais técnicos com vasta experiência nos diversos equipamentos e sistemas que compõem o SISCEAB.

Representando o SDTE, e apoiando a execução destas atividades, o coordenador geral do ACROPOLE, o Cel Av R/1 Cláudio, chefe da ASGAAC do DECEA, ressaltou: “… este é um trabalho puro de engenharia. Faremos uso dos nossos engenheiros do SISCEAB e dos experts do PAME-RJ e do ICEA, para que estes se debrucem sobre cada equipamento, para fins do desenvolvimento da Configuração Base de cada PCEA.”

A Configuração Base de PCEA é um conjunto de características técnicas que definem de forma inequívoca o respectivo equipamento, com base em informações prestadas pelo fabricante e também em dados fornecidos pelos experts no equipamento. Abrange, inclusive, a definição de possibilidades de variações de Part Numbers (PN Alternado e Superador) permitidas ao equipamento, de forma que estas não alterem o projeto, funcionalidades e/ou desempenhos originais; conforme explica o Cap Eng Peixoto (ICEA), líder do Subgrupo ACROPOLE para listagem dos Legados: A Configuração Base de um PCEA é a descrição dos principais Part Numbers que compõem os módulos, sensores, funções, sistemas e/ou subsistemas do equipamento. Podendo ser incluída as versões de software, quando aplicável, assim como os PN alternados ou superadores aplicáveis àquele equipamento, conforme especificado pelo fabricante ou pelos técnicos responsáveis pela manutenção daquele PCEA”.

Após várias reuniões por meio de videoconferências e de um encontro presencial no PAME-RJ, em abril de 2021, com a participação de engenheiros da CISCEA, de técnicos e engenheiros do PAME-RJ e de integrantes da Subdivisão de Conformidade do ICEA, a segunda fase foi concluída com sucesso, com a definição da Configuração Base para cada PCEA Legado.

Na sequência das atividades, iniciou-se a Terceira Fase, a qual focou na publicação ostensiva da Listagem de PCEA Legados e a respectiva Configuração Base, ambas no site do ICEA (intranet e internet). “É essencial a publicação desta Listagem de forma ostensiva, no site do ICEA, para que os implantadores e operadores de equipamentos e sistemas do SISCEAB tomem conhecimento de quais PCEA o Instituto Certificador irá considera ACEITO no âmbito da Avaliação da Conformidade…” (texto adaptado da ICA 800-9, 2019) ressalta o Maj Esp Com Euripedes, chefe da Subdivisão de Conformidade (PCO), da Divisão de Pesquisa do ICEA, que ainda complementa a citação anterior do Diretor: “…e após este extenso trabalho de levantamento de PCEA Legados, o ICEA, após a publicação do MCA de Aceitação, poderá emitir Cartas de Aceitação para os equipamentos que compõem o legado”.

Serviços On-line

ICEA - Divisão de Pesquisa

Canais de Comunicação