Seminário de Pesquisa do ICEA 2021 Pesquisa

Publicado por: franciscanafrcm |  15 de Março de 2022 às 13:42

Nos dias 14 e 15 de outubro de 2021, a Divisão de Pesquisa do ICEA (DP) promoveu o “Seminário de Pesquisa do ICEA” com os objetivos de apresentar os trabalhos de pesquisa realizados pela Divisão de Pesquisa do Instituto, contextualizar os desafios e os novos problemas de pesquisa, além de demonstrar o potencial do ICEA para propor soluções técnicas e operacionais por meio de pesquisas.

Este ano, pela primeira vez, e atendendo às necessidades dos protocolos de segurança por conta da atual pandemia, os participantes puderam optar pela modalidade presencial no ICEA ou on-line. A possibilidade de escolha foi muito bem recebida pelos participantes.

Na abertura, o Diretor do ICEA, o Cel Eng Marcelo ZABOTTO Adrião, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dos objetivos do encontro.

Na primeira apresentação, o Maj Eng Leonardo MARINI Pereira definiu, de forma didática e esclarecedora, os alinhamentos legais que definem o ICEA como órgão de pesquisa do SISCEAB.

Em seguida, o Maj Eng Leandro de Oliveira PEIXOTO apresentou os objetivos e resultados do projeto “Inspeção em Voo de Auxílios Visuais (PAPI) com o uso de Aeronaves Não Tripuladas (UAS)”, demonstrando a viabilidade do uso do UAS na inspeção do Indicador de Precisão de Rampa de Aproximação realizada pelo Grupo Especial de Inspeção ao Voo (GEIV). Além disso, foi apresentada a proposta de utilização do UAS em apoio à instalação e pré-homologação do equipamento ILS, onde se espera uma diminuição considerável nos gastos com horas de voo de avião a jato.

Também foi apresentado o tema “Modelagem meteorológica com modelo WRF”, pelo TCel Esp MET José HÉLIO de Abreu, que ressaltou a importância da utilização de modelagem numérica para previsão do tempo e enumerou os projetos realizados no ICEA que cujos resultados são produtos utilizados na operação no Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

Encerrando as apresentações do primeiro dia, o Cap Esp CTA RICARDO SILVA de Oliveira expos o assunto “SWIM: Compartilhamento de informações na ampliação da capacidade do espaço aéreo”, explicando o conceito SWIM (System Wide Information Management) promovido pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) e apresentando os trabalhos do projeto realizados no Instituto.

O segundo dia de apresentações do Seminário foi iniciado com a exposição do projeto Indicadores ATM, por meio das apresentações “Metodologia de indicadores ATM do SISCEAB”;“Integração de dados e reconhecimento de padrões”; e “Aplicação dos indicadores no SISCEAB”. Tais apresentações foram feitas de forma inovadora com a exposição presencial do Ten Eng André Luiz Elias MELO do ICEA e, de forma on-line, pelo Cap Eng Rafael de Araújo ALMEIDA integrante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), que estava na cidade de São Paulo e pelo CV DACTA ADRIANO Duarte Silva, Estatístico pertencente ao efetivo do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), localizado no Rio de Janeiro/RJ.

A última apresentação do evento foi “Avaliação de Conformidade no SISCEAB: Desafios e conquistas” apresentada pelo chefe da Subdivisão de Conformidade (PCO) do ICEA, Maj Esp COM EURÍPEDES Aparecido dos Santos, e pelo Maj PEIXOTO. O chefe da PCO apresentou a importância dos processos de Avaliação da Conformidade dos Produtos de Controle do Espaço Aéreo (PCEA), bem como, um histórico da normatização do tema no SISCEAB. Logo após, o Maj PEIXOTO detalhou os trabalhos de cada subgrupo do Grupo de Trabalho “Avaliação da Conformidade Operacional de Produtos de Controle do Espaço Aéreo Legados e Elegíveis” (GT-ACROPOLE). O GT-ACROPOLE desenvolve de forma continuada atividades de normatização relacionadas ao tema “Avaliação da Conformidade”, conforme a ICA 800-9 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no âmbito do SISCEAB”.

Cabe ressaltar que em todas as apresentações tiveram interações e respostas de questionamentos tanto para o público presencial quanto para o on-line através de perguntas ao vivo e escritas através do chat.

O encerramento deu-se às 11 hora e 20 minutos com as palavras de elogio e agradecimentos do Diretor do ICEA , Cel ZABOTTO e, também do Ten Cel SILAS, chefe da Divisão de Pesquisa (DP) do ICEA, que engrandeceu os esforços da equipe que organizou o evento.

Serviços On-line

ICEA - Divisão de Pesquisa

Canais de Comunicação